JIU-JITSU

          Segundo alguns historiadores, o Jiu-Jitsu nasceu na Índia, onde monges budistas desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, com golpes de alavancas, torções, imobilizações, estrangulamentos, evitando o uso da força e de armas, daí o nome "arte suave".

             Com a expansão do budismo, o Jiu-Jitsu chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se. Por volta de 1914, o Jiu-Jitsu foi trazido ao Brasil por Esai Maeda Koma, que teve como aluno, Carlos Gracie. Carlos aprendeu o Jiu-Jitsu tradicional japonês e passou seu conhecimento para os irmãos, entre eles, Helio.

             Helio Gracie, franzino e de saúde delicada, não conseguia executar facilmente a maioria das técnicas e assim, começou a modificá-las para que se adaptassem à sua frágil constituição física. Enfatizando os princípios de alavanca e a escolha do momento certo, sobre a força e a velocidade, Helio refinou todas as técnicas, criando o Gracie Jiu-Jitsu, o Jiu-Jitsu Brasileiro.

         Arte marcial de defesa pessoal, o Jiu-Jitsu promove inúmeros benefícios como melhor condicionamento físico, melhora da autoestima, autoconfiança, trabalha equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e força.

Professor Edson Arima "Makoto" - Faixa Preta

@makotobjj